MASSOTERAPEUTA ÉVERTON RODRIGUES















quarta-feira, 23 de junho de 2010

DÚVIDAS SOBRE MASSAGENS


  • Em que situações deve se evitar a massagem?
Geralmente a massagem não é indicada para pessoas com doenças de pele infecciosa, bolhas ou ferimentos que não estão curados. Também é indicado que não seja realizada imediatamente em períodos pós-cirúrgicos. Dores circulatórias tais como feblites ou veias varicosas impossibilitam o uso da massagem; além disso, a massagem nunca deve ser realizada diretamente sobre contusões ou escoreações, feridas inflamadas ou infectadas, áreas de sangramento ou tecidos rompidos, ou em áreas de fratura ou torção recente. No caso de pacientes com câncer, a massagem não é recomendada imediatamente após seções de quimioterapia ou radioterapia; isto deve-se ao fato de que teoricamente há possibilidade de metástase, mas ainda não há evidências de que realmente possa ocorrer para outras partes do corpo. Evite massagem sobre qualquer tumor desconhecido ou sobre área com incisão cirúrgica recente. Proceder a massagem sob o abdômen após pelo menos 2 horas depois das refeições e se você possui hérnia de abdômen, evite completamente a massagem. Massagem abdominal deve ser estritamente evitada durante os primeiros 3 meses de gestação, pois durante este período, a massagem nas pernas e pés não é recomendado. Na realidade, o mais correto no período da gravidez é consultar seu obstetra antes de iniciar qualquer tipo de massagem, ele saberá como ajudá-la. Finalmente, se você sofre de ataque do pânico ou tem alguma história de abuso sexual, poderá achar que as terapias com as mãos tais como massagem, não são o melhor para você.
  • A massagem faz parte das terapias holísticas?
Sim, a massagem faz parte das terapias holísticas assim como outras terapias tais como: acupuntura, aromaterapia, florais de Bach, fitoterapia chinesa, quiropraxia, homeopatia, naturopatia, reflexologia, shiatsu entre outras.


  • Como a massagem pode me ajudar?
Algumas pessoas pensam que a massagem é uma luxúria e apenas buscam esta forma de contato em ocasiões de extrema necessidade. Mas em decorrência das pressões da moderna sociedade e em particular, do aumento das enfermidades ligadas ao estresse, as terapias de contato devem tornar-se parte integrante do cotidiano das pessoas e ser reconhecida como um ingrediente valioso da saúde preventiva tanto para o massagista como para quem recebe a massagem. São muitos os benefícios da massagem.

  • Sou uma pessoa tímida e não me sinto a vontade ficando sem roupa perto de outras pessoas. Posso usufruir dos benefícios da massagem mesmo assim?
Sim, você também pode se beneficiar da massagem. É importante que você coloque roupas finas e preferencialmente que fiquem "coladas" ao seu corpo para que você possa sentir os movimentos e o calor das mãos de seu massagista. Tenha sempre em mente que você estará colocando uma barreira entre a comunicação do seu corpo e o seu massagista, deixando de usufruir 100% dos benefícios. Nossa sugestão é que você experimente para ver como se sentirá.


  • Minha maior preocupação é que durante a sessão de massagem eu possa me excitar involuntariamente e se isto acontecer, o que eu devo fazer?
Há poucas chances de você se excitar involuntariamente visto que isto é uma preocupação para você. Psicologicamente você já estará se inibindo e conseguirá manter o controle. Mesmo assim, caso você perceba que está se excitando tente se ajudar distraindo sua atenção do fato, o que o ajudará a relaxar. Caso isto não dê o resultado esperado, tenha sempre em mente que você está sendo atendido por um profissional que tem consciência de que estas situações podem surgir e o mesmo saberá como não deixá-lo(a) constrangido(a) atuando em pontos específicos que o(a) ajudarão a relaxar naturalmente como se nada tivesse acontecido. Acima de tudo o importante é que você não se sinta culpado(a), isto pode acontecer com qualquer um(a) de nós, com toda certeza você não terá sido a única pessoa a ter passado por esta situação.

  • Quanto tempo dura uma massagem?
Uma massagem pode durar entre 10 a 120 minutos. 60 minutos: indicado para uma massagem corporal completa; 30 minutos: indicado para uma massagem localizada; 10-15 minutos: indicado para Quick massage.
  • A massagem pode doer?
A massagem não deve provocar dor, muito embora você possa vir a sentir algum desconforto nas regiões onde as lesões estão instaladas, mas este desconforto deve diminuir após alguns minutos. Cabe a você dizer ao massagista se está desconfortável ou se prefere uma massagem com mais ou menos pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário