MASSOTERAPEUTA ÉVERTON RODRIGUES















domingo, 15 de agosto de 2010

O CAMINHO ORIENTAL PARA A SAÚDE


"Reconhecerei toda doença como resultado das minhas transgressões contra as leis da saúde, e procurarei consertar o mal através da alimentação correta, comendo menos, jejuando, movimentando-me mais e pensando corretamente"(Yogananda).


De acordo com a filosofia antiga, a constituição básica do ser humano é determinada pelo seu Ki pré-natal, que é recebido no momento da concepção. Esse Ki, influxo constante de energia, armazenado na área do rim, nunca pode ser aumentado, só pode sofrer exaustão, por um estilo de vida imprudente, ou conservado, por um estilo de vida sensato. 
Qualquer abuso óbvio do corpo, como o consumo de drogas, noitadas praticadas com frequencia e ou excesso de trabalho durante muito tempo, promove seu esgotamento. Em mulheres, o Ki pre-natal sofre esgotamento pela gestação e pelo parto; nos homens, pela atividade sexual. É também o Ki que recebemos da terra, ao comer, e do céu, ao respirar.

RESPIRAÇÃO: É uma boa idéia praticar alguns exercícios respiratórios todos os dias, voltada para a parte baixa do abdômen, Hara. Sente-se de pernas cruzadas, ou ajoelhando-se. Posicione a mão esquerda em seu Hara, e sua mão direita sobre a esquerda. Inspire para o interior do Hara por 5 segundos, e em seguida expire do Hara por 5 segundos. Repita, imaginando seu Hara como uma esfera brilhante, onde ocorre um acumulo de Ki a cada respiração.
DIETA: A palavra chave da uma dieta saudavel é moderação. Mantenha um equilibrio entre os cinco sabores-doce, salgado, amargo, azedo e picante. Não precisa ser vegetariano, mas carne e peixe devem ser ingeridos ao minimo e equilibrados com cereais integrais e vegetais. Dietas com alimentos crus são otimas para a limpeza do sistema(um terço de sua dieta. E
vite sorvetes ou qualquer alimento oubebida que provenha diretamente da geladeira, porque o frio prejudica a capacidade das funções do baço e do estômago. Reduza os derivados do leite.
ESTIMULANTES E DROGAS: Café, chá, álcool e cigarros são todos drogas que nos ajudam a lidar com as pressões da vida, mas todos também agridem nosso corpo de formas diferentes.São danosas para a energia do rim, sobretudo o café, enquanto o álcool afeta o figado; e os cigarros, os pulmões. Nossa meta é a moderação, mas seria melhor cortar completamente seu comsumo. Tente cultivar a percepção do seu corpo e suas necessidades, em vez de impor regimes rigorosos que costumam levar a uma reação na direção oposta.
EXERCÍCIO: O exercício é fundamental. Para aumentar seu Ki, você precisa de um sistema oriental que trabalhe com a energia sutil: Hatha Yoga ou Tai Chi-que promovem o alongamento de todos os meridianos e regulam a respiração. Tornam seu corpo elástico e flexível. Também são uma forma de auto-shiatsu.
FATOR EMOCIONAL: Fatores emocionais ou psicológicos podem afetar sua saúde. No sistema oriental, preocupação, tristeza, medo, raiva e alegria demasiada são causas possíveis de doença.
PROTEGENDO SEU CORPO: Vento, frio, umidade e calor são fatores produtores da doença. É importante manter aquecidos o pescoço, os ombros e a região lombar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário