MASSOTERAPEUTA ÉVERTON RODRIGUES















quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

RECOMENDAÇÃO PRIORIZA MASSAGEM CARDÍACA EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA...

... Massagem aumenta em três vezes as chances de vida. Priorizar a massagem cardíaca numa situação de emergência pode salvar muitas vidas.

No Brasil, pode ocorrer uma mudança num número que é assustador: 95% das pessoas que sofrem um ataque cardíaco repentino, morrem antes de chegar aos hospitais. Pesquisas recentes mostram que a massagem aumenta em três vezes as chances de vida. “Ela é a única que aumenta a circulação sanguinea. Se você interromper pra fazer a respiração boca a boca, vai interromper o fluxo sanguineo”, diz o cardiologista Sérgio Timmerman. “Se você interrompe o fluxo sanguineo, não está dando sangue para o cérebro e para o próprio coração.” A compressão no tórax deve ser feita sem interrupções até a pessoa voltar a dar sinais de vida. Cada minuto da parada cardíaca reduz em 10% as chances de sobrevida. A partir do quarto minuto, o comprometimento cerebral pode ser de 50%.
O empresário, Luiz Eduardo Moraes só sobreviveu porque recebeu a massagem na sala de espera do hospital. “Eu sei que eu voltei à consciência no meio do corredor do pronto-socorro com uma enfermeira em cima da maca, fazendo a massagem cardíaca. Ela parou assim que eu falei ‘opa o que tá acontecendo?’”, conta.
Quase vinte anos de salvamentos nas ruas mostraram para o coordenador de resgates Agnaldo Pispico, o poder de uma massagem cardíaca. “É indescritível tanto pra equipe como pra nós, que atendemos no local, na sala de uma pessoa que parou o coração, você voltar lá e ver aquela pessoa sentada no sofá conversando com você”, diz ele.
QUANDO HOUVER A PARADA DO CORAÇÃO, observe os sinais: Ausência de pulso e dos batimentos cardíacos, além de acentuada palidez. Se detectado algum desses sinais a ação deve ser imediata e não será possível esperar o médico para iniciar o atendimento.
  • O que fazer: Aplique a massagem cardíaca externa.
  • Como fazer a massagem cardíaca : Colocar a vítima deitada de costas em superfície plana e dura. As mãos do atendente de emergência devem sobrepor a metade inferior do esterno. Os dedos ficam abertos sem tocar o tórax. A partir daí deve-se pressionar vigorosamente, abaixando o esterno e comprimindo o coração de encontro a coluna vertebral. Em seguida, descomprima. Repetições: quantas forem necessárias até a recuperação dos batimentos. É recomendável a média de 60 compressões por minuto.
  • Cuidados: Em jovens a pressão deve ser feita com apenas uma das mãos e em crianças com os dedos. Essa medida evita fraturas ósseas no esterno e costelas. Se houver parada respiratória juntamente com a cardíaca ambas devem ser realizadas, reciprocamente.
  • O que pode causar a parada respiratória: ataque cardíaco; choque elétrico estrangulamento; sufocação; reações alérgicas graves e afogamentos.
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: Disque 192 – Ligação gratuita, atendimento 24 horas.
  • O que o Samu atende? Situações onde houver risco de vida iminente: urgências clínicas agudas (parada cardio - respiratória, dificuldade respiratória severa, convulsões, etc); urgências traumáticas (atropelamentos, acidentes de trânsito, quedas, queimaduras graves, afogamentos, agressões por armas de fogo ou brancas, choques elétricos, etc) e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário