MASSOTERAPEUTA ÉVERTON RODRIGUES















terça-feira, 28 de setembro de 2010

DIFERENÇA ENTRE FISIOTERAPIA E MASSOTERAPIA

Muita gente não sabe qual é a diferença entre um e outro, aliás, os dois temas têm como foco principal o corpo humano. Para dar uma ajudinha pra quem tem essa dúvida, vamos aos conceitos de cada um:
A Fisioterapia, em sentido amplo, é a ciência que estuda o movimento humano e que utiliza recursos físicos no tratamento e cura. Com o sentido restrito à área de saúde, está voltada para o entendimento da estrutura e mecânica do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da biomecânica e funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos e naturais sobre o organismo humano. É a área de atuação do profissional formado em um curso superior de fisioterapia. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento físico, órteses, próteses), dar diagnóstico cinesiológio-funcional, prognóstico, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial.
A Massoterapia é a utilização de diversas técnicas holísticas de origem orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques (massagens) proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, anti stress, estéticas, emocionais e massagem desportiva. Possibilita maior contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio na vida para o dia a dia.
Depois das definições, agora fica mais claro saber qual profissional procurar de imediato dependendo do problema de cada um.
(Crédito de Kátia Kioki).

Nenhum comentário:

Postar um comentário