MASSOTERAPEUTA ÉVERTON RODRIGUES















terça-feira, 21 de dezembro de 2010

SÍNDROME DO PÂNICO? FAÇA UMA MASSAGEM RELAXANTE...

SINTOMAS: Os sintomas físicos mais comuns são taquicardia, sudorese, sensação de falta de ar (não se preocupe porque ninguém jamais morreu sufocado por causa de Pânico), tremor, fraqueza nas pernas, ondas de frio ou de calor, tontura, sensação de que o ambiente está estranho, que a pessoa "não está lá" (isso se chama desrealização e não tem nada a ver com loucura, não se preocupe), de que vai desmaiar, de que vai ter um infarto, de uma pressão na cabeça, de que vai "ficar louco", de que vai engasgar com alimentos, assim como crises noturnas de acordar sobressaltado com o coração disparando e com sudorese intensa. Alguns pacientes referem diarréias intensas em determinadas situações. Outros tem todos os sintomas de uma Labirintite. Outros passam a ter pensamentos que não saem da cabeça de que poderiam ter doenças graves mesmo que todos os exames sejam normais, ou de que poderiam fazer mal a si mesmo ou a outras pessoas. Um medo muito comum é o de "voltar a sentir medo". Muitas vezes o simples pensamento de entrar num avião ou passar ao lado de um abismo já desencadeiam a crise. Algumas pessoas vão a um cinema, teatro ou restaurante e procuram sentar-se perto da saída, outras não trancam a porta quando vão ao banheiro, sempre para sair facilmente caso venham a passar mal. É comum a pessoa ter passado por cardiologistas, clínicos, hospitais, laboratórios, etc., com todos os exames normais, a não ser, com certa freqüência, um Prolapso de Válvula Mitral, que os cardiologistas não consideram patológico. Muitas vezes as primeiras crises aparecem subitamente em situações normais e habituais.  É Claro que a maioria das pessoas não tem todos os sintomas acima. Uma forma mais específica da Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico se chama Fobia Social e se caracteriza por crises de ansiedade em situações como por exemplo reuniões, apresentações, discussões com superiores, assinar algum documento, cheques ou mesmo levantar uma xícara de café em público. Algumas vezes os sintomas aparecem após uma experiência traumática na qual a pessoa se sentiu indefesa ou humilhada ou sem possibilidade de reação, por exemplo assalto, seqüestro, acidentes. Essa forma mais específica de distúrbio de ansiedade se chama Distúrbio de Stress Pós Traumático.
  • DESENVOLVIMENTO DE FOBIAS: Após ter tido muitas crises, a pessoa pode não sentir mais os sintomas físicos mas continua com medos que ela mesmo percebe que não são lógicos, como por exemplo de dirigir (principalmente em congestionamentos, túneis ou estradas), de pegar ônibus, metrô, avião, de participar de reuniões, de viajar, de ficar sozinha ou de sair sozinha de casa, ou de escuridão, de ficar em lugares com muita gente como Shopping, cinema, restaurantes, filas, elevadores, ou então de lugares muito abertos e vazios. Às vezes aparece até mesmo medo de dormir, quando a pessoa teve crises noturnas, ou de se alimentar, quando teve sensações de engasgar.
  • CAUSAS: Psicológicas (são as mais comuns): reação a um Stress ou a uma situação difícil cuja solução é igualmente difícil. Essa situação difícil pode ser profissional, afetiva, financeira, de saúde, etc. Físicas: alterações no organismo provocadas, por medicamentos, doenças físicas, por abuso de álcool em drogas. Genética familiar de Pânico, Depressão, DOC, TAG, PTSD, DDA, etc. Atenção: predisposição genética não quer dizer hereditariedade. Ou seja, Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico não passa de pai para filho, não se preocupe. O mais comum é uma combinação de várias causas. Sofrer de Pânico não tem nada a ver com personalidade forte ou fraca, com a pessoa ser ou não corajosa.
  • O TRATAMENTO DA SÍNDROME DO PÂNICO OU TRANSTORNO DO PÂNICO ENVOLVE: Acabar com os sintomas físicos, que costumam passar rapidamente com medicamentos. Tratar a Ansiedade Antecipatória, as Fobiase o comportamento de evitação. Nesta fase o tratamento mais eficaz é a combinação de medicação com Psicoterapia, principalmente a Cognitivo Comportamental.
  •  FAMÍLIA: Geralmente a família sofre porque não consegue ajudar e sobrecarrega o paciente porque vê a pessoa passar por cardiologistas, clínicos, neurologistas, gastroenterologistas, otorrinolaringologistas, etc., fazer exames, tomar calmantes, estimulantes e vitaminas sem melhora. Então começa a dizer que é fita, "frescura", falta de força de vontade, de coragem, e começa a dar palpites para você "se ajudar" "se animar" "reagir" e etc., como se você não soubesse de tudo isso.
  • OBSERVAÇÕES: Existem alguns casos em que o primeiro remédio não produz resultado. Isso não quer dizer caso grave e nem incurável. Na maioria das vezes basta trocar a medicação. Mesmo que você já esteja se sentindo bem, não interrompa a medicação. Interromper a medicação antes da hora significa quase sempre uma recaída. A Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico é benigna e curável, quase todos os sintomas desaparecem nas primeira horas de tratamento, porem ela é muito "teimosa" e o tratamento de manutenção é longo. Evidentemente que sem sintomas, mas com a manutenção da medicação. A Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico pode reaparecer sim, mesmo que os problemas tenham acabado. Durante o transtorno do Pânico ou Síndrome do Pânico a pessoa pode passar por fases de depressão. Isso não quer dizer que você sofra de duas doenças. Algumas pessoas com Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico tem receio de fazer ginástica. Pelo contrário, um bom condicionamento físico é sempre importante, ainda mais para quem está sujeito a ter crises de taquicardia. Além disso, ginástica libera Endorfinas, que são nossos Antidepressivos naturais e aumentam nosso bem estar. Yoga, meditação, massagem de relaxamento: sempre contribuem e muito. Diminuir álcool e cafeína (café, chá preto, chá mate, refrigerantes) sempre ajuda.

2 comentários:

  1. Olá , parabéns pelo ótimo post, você ajudou muito minha esposa que já passou por 5 médicos diferentes e várias consultas e exames, achando que era gastrite, labirintite, algo nos rins , na visícola e outros....Mas não , não era nada todos os exames não constavam nada, e não era frescura não pois minha esposa passava muito mal ficava direto achando que tinha alguma coisa e não é que ela queria achar algo, era realmente o psicológico dela que fazia toda a bagunça, mas depois de ir em um psiquiatra e começar a tomar medicamentos começou a melhorar mas não o quanto queria então foi quando cheguei em casa e vi minha esposa pulando no seu Jump e fazendo a atividade física que ela adorava antes e que agora mais de 2 meses não fazia porque sentia dores, falta de ar e tudo o que ta ai em cima no post, eu me assustei muito e pedi o que tava acontecendo..... e ela me respondeu que vai mostrar se não vai se livrar dessa praga do trastorno do pânico que deixa ela tão mal, e depois de uma hora de atividade não estava sentindo mais nada, estou no céu hehehe agora ela vai continuar o tratamento e começar devagar a fazer tudo o que ela fazia antes ...obrigado

    ResponderExcluir
  2. ola! sou massagista há 12 anos e hoje tenho que enfrentar um desafio daqueles, uma paciente com fobia a luz causada ao panico, nossa me causou inseguranca mas faco oque gosto e tenho certeza que vai dar certo. tem alguma coisa que eu possa estar fazendo pra melhorar meu desempenho que vcs possam estar me passando alem da cromoterapia e musicoterapia alem da aromaterapia

    ResponderExcluir