MASSOTERAPEUTA ÉVERTON RODRIGUES















terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MASSAGEM PODE ALIVIAR CÓLICA MENSTRUAL

Cólica menstrual é um grave problema na vida de muitas mulheres. Elas sofrem, são obrigadas a usarem e abusarem de medicamentos e não raro perdem dias de sua vida. Acomete até 90% das mulheres ao longo da vida, mas é mais frequente em adolescentes e mulheres jovens. Em muitos casos não há nenhuma doença associada e é denominada dismenorréia primária.


Para complicar, os tratamentos, em geral, antiinflamatórios ou pílulas anticoncepcionais, nem sempre funcionam. Nestes casos uma alternativa terapêutica é o uso de massagem. Um estudo brasileiro procurou avaliar a possível efetividade da massagem do tecido conjuntivo para o tratamento não medicamentoso da dismenorréia primária. Foram avaliadas setenta e duas mulheres jovens com cólica atendidas em Clínica Universitária. Estudantes de fisioterapia e fisioterapeutas receberam treinamento de 20 horas para aplicar a massagem. Todas as voluntárias receberam massagem do tecido conjuntivo lombar duas vezes por semana, no período intermenstrual durante os três ciclos menstruais após a admissão. Foram manipuladas as regiões sacral, lombar, última vértebra torácica e sub-costal.
Como critérios foram analisados escores de dor, uso de medicamentos e ocorrência de outros sintomas sistêmicos antes durante e 2 meses após o tratamento. A boa notícia é que o escore de dor diminuiu significativamente após o primeiro mês de tratamento e a porcentagem de voluntárias que precisou de medicamentos para dor e que relatou sintomas sistêmicos diminuiu com o tempo de tratamento.
O problema é que os autores da pesquisa não sabem se esta melhora pode ser atribuída a um eventual efeito placebo. Mas aparentemente a massagem do tecido conjuntivo causou uma redução da dor menstrual, que precisa ser confirmada por novos estudos. Ahn: quem sabe no futuro a massagem ficará tão popular quanto Buscopan, Ponstan, Atroveran.

Fonte: Sobral News

Nenhum comentário:

Postar um comentário