MASSOTERAPEUTA ÉVERTON RODRIGUES















terça-feira, 28 de dezembro de 2010

UM NOVO OLHAR EM 2011

Lembra-te que nessa vida sempre terá algo proveitoso e significativo que te mantém firme e forte. E tudo que vivenciaste serviu para alguma área produtiva na tua vida. As experiências de situações ruins serviram não somente para adquirir experiência, mas para não repeti-las. Quanto às coisas boas essas servem para serem exercidas, seguidas e mantidas. Um Feliz 2011 com muitas conquistas positivas na vida de tod@s nós!


Massoterapeuta Éverton Rodrigues

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

SÍNDROME DO PÂNICO? FAÇA UMA MASSAGEM RELAXANTE...

SINTOMAS: Os sintomas físicos mais comuns são taquicardia, sudorese, sensação de falta de ar (não se preocupe porque ninguém jamais morreu sufocado por causa de Pânico), tremor, fraqueza nas pernas, ondas de frio ou de calor, tontura, sensação de que o ambiente está estranho, que a pessoa "não está lá" (isso se chama desrealização e não tem nada a ver com loucura, não se preocupe), de que vai desmaiar, de que vai ter um infarto, de uma pressão na cabeça, de que vai "ficar louco", de que vai engasgar com alimentos, assim como crises noturnas de acordar sobressaltado com o coração disparando e com sudorese intensa. Alguns pacientes referem diarréias intensas em determinadas situações. Outros tem todos os sintomas de uma Labirintite. Outros passam a ter pensamentos que não saem da cabeça de que poderiam ter doenças graves mesmo que todos os exames sejam normais, ou de que poderiam fazer mal a si mesmo ou a outras pessoas. Um medo muito comum é o de "voltar a sentir medo". Muitas vezes o simples pensamento de entrar num avião ou passar ao lado de um abismo já desencadeiam a crise. Algumas pessoas vão a um cinema, teatro ou restaurante e procuram sentar-se perto da saída, outras não trancam a porta quando vão ao banheiro, sempre para sair facilmente caso venham a passar mal. É comum a pessoa ter passado por cardiologistas, clínicos, hospitais, laboratórios, etc., com todos os exames normais, a não ser, com certa freqüência, um Prolapso de Válvula Mitral, que os cardiologistas não consideram patológico. Muitas vezes as primeiras crises aparecem subitamente em situações normais e habituais.  É Claro que a maioria das pessoas não tem todos os sintomas acima. Uma forma mais específica da Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico se chama Fobia Social e se caracteriza por crises de ansiedade em situações como por exemplo reuniões, apresentações, discussões com superiores, assinar algum documento, cheques ou mesmo levantar uma xícara de café em público. Algumas vezes os sintomas aparecem após uma experiência traumática na qual a pessoa se sentiu indefesa ou humilhada ou sem possibilidade de reação, por exemplo assalto, seqüestro, acidentes. Essa forma mais específica de distúrbio de ansiedade se chama Distúrbio de Stress Pós Traumático.
  • DESENVOLVIMENTO DE FOBIAS: Após ter tido muitas crises, a pessoa pode não sentir mais os sintomas físicos mas continua com medos que ela mesmo percebe que não são lógicos, como por exemplo de dirigir (principalmente em congestionamentos, túneis ou estradas), de pegar ônibus, metrô, avião, de participar de reuniões, de viajar, de ficar sozinha ou de sair sozinha de casa, ou de escuridão, de ficar em lugares com muita gente como Shopping, cinema, restaurantes, filas, elevadores, ou então de lugares muito abertos e vazios. Às vezes aparece até mesmo medo de dormir, quando a pessoa teve crises noturnas, ou de se alimentar, quando teve sensações de engasgar.
  • CAUSAS: Psicológicas (são as mais comuns): reação a um Stress ou a uma situação difícil cuja solução é igualmente difícil. Essa situação difícil pode ser profissional, afetiva, financeira, de saúde, etc. Físicas: alterações no organismo provocadas, por medicamentos, doenças físicas, por abuso de álcool em drogas. Genética familiar de Pânico, Depressão, DOC, TAG, PTSD, DDA, etc. Atenção: predisposição genética não quer dizer hereditariedade. Ou seja, Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico não passa de pai para filho, não se preocupe. O mais comum é uma combinação de várias causas. Sofrer de Pânico não tem nada a ver com personalidade forte ou fraca, com a pessoa ser ou não corajosa.
  • O TRATAMENTO DA SÍNDROME DO PÂNICO OU TRANSTORNO DO PÂNICO ENVOLVE: Acabar com os sintomas físicos, que costumam passar rapidamente com medicamentos. Tratar a Ansiedade Antecipatória, as Fobiase o comportamento de evitação. Nesta fase o tratamento mais eficaz é a combinação de medicação com Psicoterapia, principalmente a Cognitivo Comportamental.
  •  FAMÍLIA: Geralmente a família sofre porque não consegue ajudar e sobrecarrega o paciente porque vê a pessoa passar por cardiologistas, clínicos, neurologistas, gastroenterologistas, otorrinolaringologistas, etc., fazer exames, tomar calmantes, estimulantes e vitaminas sem melhora. Então começa a dizer que é fita, "frescura", falta de força de vontade, de coragem, e começa a dar palpites para você "se ajudar" "se animar" "reagir" e etc., como se você não soubesse de tudo isso.
  • OBSERVAÇÕES: Existem alguns casos em que o primeiro remédio não produz resultado. Isso não quer dizer caso grave e nem incurável. Na maioria das vezes basta trocar a medicação. Mesmo que você já esteja se sentindo bem, não interrompa a medicação. Interromper a medicação antes da hora significa quase sempre uma recaída. A Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico é benigna e curável, quase todos os sintomas desaparecem nas primeira horas de tratamento, porem ela é muito "teimosa" e o tratamento de manutenção é longo. Evidentemente que sem sintomas, mas com a manutenção da medicação. A Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico pode reaparecer sim, mesmo que os problemas tenham acabado. Durante o transtorno do Pânico ou Síndrome do Pânico a pessoa pode passar por fases de depressão. Isso não quer dizer que você sofra de duas doenças. Algumas pessoas com Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico tem receio de fazer ginástica. Pelo contrário, um bom condicionamento físico é sempre importante, ainda mais para quem está sujeito a ter crises de taquicardia. Além disso, ginástica libera Endorfinas, que são nossos Antidepressivos naturais e aumentam nosso bem estar. Yoga, meditação, massagem de relaxamento: sempre contribuem e muito. Diminuir álcool e cafeína (café, chá preto, chá mate, refrigerantes) sempre ajuda.

domingo, 19 de dezembro de 2010

UM FELIZ NATAL!

Que a paz reine sobre todos e todas. Natal é Cristo, é família, é ser amigo, é ser solidário com o próximo e principalmente respeitar as diferenças, pois somos todos diferentes. Um Feliz Natal 2010!



Massoterapeuta Éverton Rodrigues.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

RECOMENDAÇÃO PRIORIZA MASSAGEM CARDÍACA EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA...

... Massagem aumenta em três vezes as chances de vida. Priorizar a massagem cardíaca numa situação de emergência pode salvar muitas vidas.

No Brasil, pode ocorrer uma mudança num número que é assustador: 95% das pessoas que sofrem um ataque cardíaco repentino, morrem antes de chegar aos hospitais. Pesquisas recentes mostram que a massagem aumenta em três vezes as chances de vida. “Ela é a única que aumenta a circulação sanguinea. Se você interromper pra fazer a respiração boca a boca, vai interromper o fluxo sanguineo”, diz o cardiologista Sérgio Timmerman. “Se você interrompe o fluxo sanguineo, não está dando sangue para o cérebro e para o próprio coração.” A compressão no tórax deve ser feita sem interrupções até a pessoa voltar a dar sinais de vida. Cada minuto da parada cardíaca reduz em 10% as chances de sobrevida. A partir do quarto minuto, o comprometimento cerebral pode ser de 50%.
O empresário, Luiz Eduardo Moraes só sobreviveu porque recebeu a massagem na sala de espera do hospital. “Eu sei que eu voltei à consciência no meio do corredor do pronto-socorro com uma enfermeira em cima da maca, fazendo a massagem cardíaca. Ela parou assim que eu falei ‘opa o que tá acontecendo?’”, conta.
Quase vinte anos de salvamentos nas ruas mostraram para o coordenador de resgates Agnaldo Pispico, o poder de uma massagem cardíaca. “É indescritível tanto pra equipe como pra nós, que atendemos no local, na sala de uma pessoa que parou o coração, você voltar lá e ver aquela pessoa sentada no sofá conversando com você”, diz ele.
QUANDO HOUVER A PARADA DO CORAÇÃO, observe os sinais: Ausência de pulso e dos batimentos cardíacos, além de acentuada palidez. Se detectado algum desses sinais a ação deve ser imediata e não será possível esperar o médico para iniciar o atendimento.
  • O que fazer: Aplique a massagem cardíaca externa.
  • Como fazer a massagem cardíaca : Colocar a vítima deitada de costas em superfície plana e dura. As mãos do atendente de emergência devem sobrepor a metade inferior do esterno. Os dedos ficam abertos sem tocar o tórax. A partir daí deve-se pressionar vigorosamente, abaixando o esterno e comprimindo o coração de encontro a coluna vertebral. Em seguida, descomprima. Repetições: quantas forem necessárias até a recuperação dos batimentos. É recomendável a média de 60 compressões por minuto.
  • Cuidados: Em jovens a pressão deve ser feita com apenas uma das mãos e em crianças com os dedos. Essa medida evita fraturas ósseas no esterno e costelas. Se houver parada respiratória juntamente com a cardíaca ambas devem ser realizadas, reciprocamente.
  • O que pode causar a parada respiratória: ataque cardíaco; choque elétrico estrangulamento; sufocação; reações alérgicas graves e afogamentos.
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: Disque 192 – Ligação gratuita, atendimento 24 horas.
  • O que o Samu atende? Situações onde houver risco de vida iminente: urgências clínicas agudas (parada cardio - respiratória, dificuldade respiratória severa, convulsões, etc); urgências traumáticas (atropelamentos, acidentes de trânsito, quedas, queimaduras graves, afogamentos, agressões por armas de fogo ou brancas, choques elétricos, etc) e outras.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS

A MASSAGEM SUECA É INDICADA PARA PORTADORES DO VIRUS HIV/AIDS.



Um dos motivos que levou o CECTH – Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas a realizar esta parceria com a ABIA - Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, foi proporcionar um Curso Básico de Massagem Sueca para os jovens com o objetivo de melhorar a auto-estima e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade para as pessoas obterem conhecimentos deste método terapêutico que possui ingredientes suficientes para promover a melhora de pessoas portadoras do vírus HIV. Por melhorar consideravelmente a produção de glóbulos vermelhos, melhorando assim o Sistema Imunológico, a Massagem Sueca é indicada para portadores do vírus HIV/AIDS. Para amplificar os conhecimentos desta maravilhosa terapêutica, vamos colocar os efeitos terapêuticos da Massagem Sueca:

  • O EFEITO DIRETO (Local e periférico), puramente mecânico, observado no segmento do corpo humano em que o Terapeuta Corporal trabalha, destaca-se a eliminação de células mortas e os restos das secreções das glândulas cutâneas, ficando as camadas superficiais da epiderme mais nutridas, moles, maleáveis e resistentes. O fato das glândulas sebáceas e sudoríparas se beneficiarem, por ficarem mais abertas e limpas, não nos permite julgar que pela massagem possam ser removidos depósitos de gorduras acumuladas debaixo da epiderme. A obesidade diminui por efeito geral sobre o metabolismo e sobre o quociente respiratório, sendo a massagem em todo o caso, necessária durante um tratamento de emagrecimento (como a DINÃMICA ESTÉTICA, por exemplo), para que não resultem tecidos flácidos externos ptoses (órgãos caídos) e prolapsos (órgãos fora do lugar de origem). O efeito mecânico atua também sobre cicatrizes, aderências, aumento do afluxo de sangue arterial (hiperemia), melhora o escoamento da linfa e do sangue venoso, produz analgesia e um ligeiro aumento da temperatura local.
  • No EFEITO INDIRETO DA MASSAGEM (secundário e geral), o maior afluxo de sangue (hiperemia), faz desprender matérias orgânicas. As mais importantes são: a histamina (agente alérgico) e a acetilcolina. Os efeitos da massagem, assemelham-se ao tratamento galvânico chamado Iontoforese, em que há rubor, vascularização, velocidade mais acentuada da circulação, dilatação capilar, etc. A mobilização da acetilcolina, que estimula o nervo parassimpático, contribui para a vasodilatação e o aumento da permeabilidade dos limites circulares e exacerba os processos químicos autolíticos procedentes da reabsorção das escórias metabólicas. A maior permeabilidade das paredes dos vasos, conduz a melhor irrigação da derme e do tecido celular subcutâneo, resultando maior elasticidade, aumento dos fibroblastos (células provenientes das células conjuntivas) e leucócitos (glóbulos brancos) situados localmente, o que por si já ativa os elementos retículo-endoteliais (importantes na defesa geral) e afasta o perigo de auto-intoxicação. Impulsiona, também as hormonas cutâneas, as vitaminas da pele e os corpos de imunidade do mesênquima (órgão do suporte dos tecidos). Este contribui para o apoio dos órgãos e troca de eletrólitos entre células capilares. Visto que o tecido conjuntivo situado entre a derme e a fáscia muscular tem a função de filtragem e armazenagem de água, sal, gordura, proteína, amido e detritos, pela massagem dá-se um melhoramento apreciável neste sentido. Os efeitos indiretos são de três naturezas:
  1. CALMANTE: É obtido de manobras suaves, lentas e bastante repetidas. O que caracteriza o efeito calmante é sua extrema delicadeza.
  2. ESTIMULANTE: é obtido pela rapidez dos movimentos com que é feita a massagem, abrangendo músculos, mantendo ou restaurando as suas propriedades fisiológicas, tais como: Contratilidade, Elasticidade e Coordenação.
  3. DESINTOXICANTE: Muito se assemelha ao efeito estimulante, porém é obtido através de manobras de profundidade, principalmente de compressão, determinando uma drenagem das fibras musculares e mais rápido escoamento dos vasos sanguíneos e linfáticos. Muito utilizada na massagem desportiva, porque combate a fadiga muscular.
  • Nos EFEITOS RELAXANTES ou DESCONGESTIONANTES, quando os músculos estão em funcionamento, eliminam grande quantidade de resíduos tóxicos que são depositados neste mesmo meio. A uma certa altura, este líquido irá se encontrar saturado, apesar da ação dos órgãos eliminadores (Rins e glândulas sudoríparas) ocorrendo, então, a fadiga muscular. Para auxiliar a normalização deste meio, deve-se friccionar ligeiramente os espaços intersticiais, fazendo refluir à massa sanguínea das extremidades ao centro, aumentando a evacuação (Ex. ácido lático).
  • EFEITOS NEUROTÔNICOS - O sistema nervoso é percorrido ininterruptamente por estímulos sensoriais, cujo mais amplo é o tato, e respondem através de movimentos. É a pele que recebe a maior parte das impressões que serão transformadas em sensações. A massagem traz a pele sensações táteis multiplicadas intermitentes, ritmadas e repetidas. As mãos passando de região em região abrange todas as terminações do tato, e estas impressões táteis acabam por lançar nos centros nervosos um influxo muito grande, sendo considerado uma espécie de recarga em nossos nervos. Daí ocorre à sensação de bem estar.
  • EFEITOS NA CIRCULAÇÃO – A primeira reação da massagem é observada através da circulação. O efeito vasomotor manifesta-se na palidez da pele devido ao esvaziamento das veias, sobretudo superficiais, começando logo com deslizamentos centripetais, isto é, da periferia do segmento para o centro do coração. O refluxo é impossibilitado devido a existência de válvulas nas veias. Segue-se o rubor da pele devido à sucção nos capilares arteriais os quais, dilatando-se, leva a hiperemia local, que conduz a uma melhora do fluxo do ventrículo esquerdo do coração. Por isso, e devido ao esvaziamento dos excessos de sangue nos interstícios do tecido conjuntivo, sintomas de estagnação, edemas, cianose (acúmulo de sangue venoso) arritmias, etc, são influenciados no sentido de melhora. A pressão sistólica máxima diminui quando a massagem geral é precedida de repouso prévio. A seguir ao esforço físico, a pulsação é acelerada. Há maior consumo de oxigênio e aumento do coeficiente respiratório e da eliminação de anidrito carbônico. O líquido que durante a massagem passa do tecido para os capilares aumenta a pressão tecidual que dilata os vasos linfáticos e desenvolve o transporte da linfa e, indiretamente na urina. Desta forma, a melhora de edemas e hematomas é acentuada.
  • EFEITOS NA MUSCULATURA – As ondas produzidas nos músculos tratados com pressão, distendem as fibras e aumentam o tônus e o potencial elétrico, pois não há maior perigo para um músculo do que sua inatividade que leva a hipotonia. Secundariamente, a elasticidade dos tendões é favorecida. A massagem torna o músculo mais ativo, rápido e expansivo durante mais tempo. A massagem de cinco minutos restaura o músculo fatigado mais eficazmente do que a massagem de vinte minutos, devido a profundidade que é alcançada eliminando os ácidos acumulados. O aumento do tônus explica-se por influência da adrenalina e acetilcolina sobre o sistema autônomo. Quando no músculo incide calor, o seu equilíbrio ácido-básico é desviado para o lado alcalino, ao passo que o movimento ativo acidifica o tecido muscular, devido ao acréscimo do ácido lático. Após a massagem o ácido lático, assim como o ácido carbônico e fosfórico e também, indiretamente a uréia, são eliminados em maior escala (Este último, igualmente pelas fezes). Quando então o músculo se reabilita, a maior parte do ácido lático é retransformado em glicogênio, do qual depende a sua atividade.
  • EFEITO PROFUNDO – Da massagem da pele, do tecido conjuntivo subcutâneo e da musculatura ainda seguem reflexos para os órgãos internos. Por meio de análises hematológicas verifica-se aumento de volume da hemoglobina, do número de glóbulos vermelhos (indicação da massagem na anemia crônica) e a quantidade de glóbulos brancos. Importante é o resultado que dá a massagem dos órgãos abdominais, ativando o ácido clorídrico do estômago (Não a quantidade de suco gástrico), o trabalho da musculatura lisa e das glândulas do estômago e intestinos (sobretudo do intestino delgado). A função do fígado e do pâncreas é impulsionada. A alteração do hálito do cliente, notado freqüentemente durante a massagem do ventre, evidencia a saída de gases. Finalmente, a massagem em geral, baixa a pressão do líquido cefalorraquidiano favorecendo, por exemplo, à melhora da dor de cabeça. Créditos: www.cecth.com.br.


terça-feira, 9 de novembro de 2010

TEMPOS ANTIGOS

De acordo com relatos de pesquisas, as mais antigas culturas praticavam alguma forma de toque de cura. Muitas vezes, um líder cerimonial, tal como um curandeiro, um sacerdote ou Xamã (é o sacerdote ou sacerdotisa do xamanismo que entra em transe durante rituais xamânicos, manifestando poderes sobrenaturais e invocando espíritos da natureza, chamando-os a si e incorporando-os em si), era selecionado para realizar rituais de cura. Com frequência, os métodos de cura usavam ervas, óleos e formas primitivas de hidroterapia. Arqueólogos encontraram muitos artefatos pré-históricos representando o uso da massagem para cura e propósitos cosméticos. Alguns especulam que a massagem usada para o alívio da dor incorporou conceitos de contra-irritação, tais como esfregar, cortar e queimar a pele, como parte do processo. A massagem pode ter sido usada como procedimento de limpeza, junto com o jejum e o banho, em preparação para os rituais tribais. Na China a massagem tem sido conhecida por dois nomes. Anmo amma, o nome mais antigo, significa pressão-fricção; Tui-na, de origem mais recente, significa empurre-puxe. Esses métodos chineses eram administrados fazendo-se massagem ou esfregando todo o corpo com as mãos e usando-se uma leve pressão e tração em todas as articulações. O conhecimento da massagem e de suas aplicações já era bem estabelecido na medicina chinesa à época da dinastia Sui (589-617). Os japoneses conheceram a massagem através dos escritos dos chineses. A massagem tem feito parte da vida da Índia há mais de três mil anos. Os chineses introduziram os métodos na Índia durante incursões de comércio.

Informações retiradas do livro "Fundamentos da Massagem Terapêutica" - Sandy Fritz. Ed. Manole.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TUDO SOBRE REIKI

Ouvimos falar muito em terapias alternativas e isso inclui o Reiki, mas o que é o Reiki? Para que serve? Por isso trago esse material encontrado na Internet que esclarece algumas das nossas dúvidas. Créditos de http://www.ab-reiki.com.br/reiki.htm
Boa leitura.


ORIGENS DO REIKI

Das origens do Reiki sabemos que Mikao Usui viveu de 1865 até 1926; era padre cristão em Kioto (Japão) e professor na Universidade local. Seus estudos se concentravam em descobrir como Jesus conseguia realizar seus milagres. Ele sabia que era possível curar com as mãos através da força vital que as mesmas emanavam, mas desconhecia de que modo isso funcionava.
Em vão foi à América, para a Universidade de Chicago, tentar desvendar o segredo das curas milagrosas de Cristo. Ali se tornou Doutor em Teologia.
De volta ao Japão, e mais tarde na Índia, estudou sânscrito e as antigas escritas budistas, encontrando finalmente a chave da sabedoria antiga: uma fórmula em sânscrito baseada numa série de símbolos, os quais, acionados, ativam e captam a energia vital universal.
Depois, Usui ensinou a sabedoria a vários japoneses e fundou o sistema dos Mestres do Reiki. Um Mestre de Reiki recebe uma iniciação ligada a uma transmissão de energia de um grão-mestre, e é assim qualificado para despertar energias nas outras pessoas e transmitir o "Dom da Cura".
A americana de origem japonesa - Hawayo Takata - levou o Reiki para o Ocidente nos anos 40 e , em 1983, o Reiki entrou pela primeira vez no Brasil, trazido pelo Dr. Egídio Vecchio- PHd e tendo a Dr.ª Claudete França como primeira Mestre em Reiki em toda a América do Sul.

O QUE É O REIKI

Reiki é um método de cura natural pelas mãos.
REI significa universal e KI a força da energia vital que está presente, pois pertence ao que é cósmico.
Reiki pode ser então definido como " a Arte e a Ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo BEM ESTAR ".
Esta é a ENERGIA que forma os indivíduos em todas as etapas da vida, a porção de FORÇA VITAL (que é uma luz invisível que passa pelo cérebro, o sistema nervoso e as veias) que anima todos os corpos, fazendo com que uns sejam saudáveis, e outros, devido a sua falta, enfermos.

ONDE E COMO ATUA O REIKI

O Reiki deve percorrer todo o ser vivo. Mas o "stress" diário, as tensões que as crises pessoais e sociais nos criam, a má alimentação, a má respiração, impedem o fluxo desta energia natural. Todos sabemos os efeitos da depressão, da ansiedade, do medo, mas poucos de nós somos treinados para evitar estes estados negativos. O grande sucesso do Reiki é que é seguro, é fácil, acessível a qualquer criança, é simples e, uma vez ativado, permanece energizando o sistema orgânico que recebeu sua aplicação. Também por não ter conotação religiosa e não intervir com outros tratamentos, sua prática vem crescendo dia a dia.

COMO VIVENCIÁ-LO

O seminário tem como objetivo geral o de fazer com que as pessoas interessadas numa vida mais equilibrada possam saber como entrar em harmonia com esta energia vital-universal, tornado-se instrumentos canalizadores e disseminadores dos efeitos positivos que a ENERGIA REIKI propicia.
Por meio de inúmeros exercícios práticos, a Mestre ensinará a todos os presentes métodos de auto-ajuda, assim como de ajuda ao próximo, seja ele ser humano, planta ou animal.

PONTOS IMPORTANTES DO REIKI

1)Reiki é uma ciência energética. Reiki trabalha independente de qualquer sistema religioso.
2)Reiki é energia não polarizada, portanto, sempre segura.
3)Como o Reiki é não-polarizado, pode ser usado até por uma criança; pode ser usado para tratar, até mesmo, doenças cronicas; ou por um adulto de qualquer meio social.
4)Sendo não-polarizado, Reiki trabalha conjuntamente com qualquer outra forma de terapia incluindo medicamentos, quimioterapia, cirurgia, homeopatia, acupun, etc.
5)Porque Reiki é energia que emana do nível subatômico, quando fazendo o tratamento, o terapeuta utiliza primeiramente a Energia Reiki e de uma maneira menor, de toda energia inata do corpo. O terapeuta de Reiki não arrisca nada ao tratar de outros e o Reiki na verdade estará energizando-os quando eles tratam de outra pessoa. Após tratar muitos pacientes, por mais que estejam doentes, o terapeuta Reiki geralmente se sente mais energizado.
6)Reiki trabalha no plano causal, isto é, no nível da raiz da causa e como tal, trata o corpo como um todo; É holístico por natureza, porém não requer nenhuma habilidade em diagnosticar por parte do terapeuta. Por estas razões, Reiki pode ser usado eficientemente por qualquer pessoa de qualquer idade ou meio social.

NÍVEIS DO REIKI

O PRIMEIRO NÍVEL ( 1º. Grau ) é o nível principal, durante o qual você recebe REIKI para toda a vida. Você aprende, através de uma técnica específica (pela ajuda das suas mãos), a ativar a Energia Vital em si mesmo e nos outros, a fim de dissolver as causas de tensões, bloqueios e doenças. A energia despertada será absorvida onde for mais necessária naquele exato momento, por exemplo : pelo corpo, pelas emoções, pelo sentimento, pelo intelecto, pela criatividade, pela intuição.
O SEGUNDO NÍVEL ( 2o. Grau ) é o nível que tem aplicações avançadas para aqueles que desejam conhecer melhor o REIKI, pois, neste nível, o foco é a cura mental com repercussão no corpo físico e etérico, assim como a cura à distância. Aqui o Reiki trabalhará diretamente no plano causal.
O TERCEIRO NIVEL A ( 3o. Grau A ) capacita ao Reikiano o uso de uma energia especial, que leva ao auto-crescimento, auto-transformação e a ser Mestre de si mesmo. Essa graduação inclui um nível de ativação de energia de alta potência, também para balanceamento energético, cura, integração e iluminação. O 3o. Nível A é de uso pessoal, para multidões e para trabalhar o planeta. Esta graduação está delineada principalmente para aqueles que desejam se aprofundar mais na técnica da Energia Cósmica, sem terem adquirido um certificado, ou se qualificado como Mestre Reiki. O curso é completado, recebendo-se o total e original poder do Reiki do 3º. Nível B.
O TERCEIRO NÍVEL B ( 3º. Grau B ) é o Nível de Mestre, onde você aprende a iniciar pessoas nos Níveis I, II e III ( A e B ), e a ministrar cursos de Reiki.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

DIFERENÇA ENTRE FISIOTERAPIA E MASSOTERAPIA

Muita gente não sabe qual é a diferença entre um e outro, aliás, os dois temas têm como foco principal o corpo humano. Para dar uma ajudinha pra quem tem essa dúvida, vamos aos conceitos de cada um:
A Fisioterapia, em sentido amplo, é a ciência que estuda o movimento humano e que utiliza recursos físicos no tratamento e cura. Com o sentido restrito à área de saúde, está voltada para o entendimento da estrutura e mecânica do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da biomecânica e funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos e naturais sobre o organismo humano. É a área de atuação do profissional formado em um curso superior de fisioterapia. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento físico, órteses, próteses), dar diagnóstico cinesiológio-funcional, prognóstico, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial.
A Massoterapia é a utilização de diversas técnicas holísticas de origem orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques (massagens) proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, anti stress, estéticas, emocionais e massagem desportiva. Possibilita maior contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio na vida para o dia a dia.
Depois das definições, agora fica mais claro saber qual profissional procurar de imediato dependendo do problema de cada um.
(Crédito de Kátia Kioki).

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

OUÇA MÚSICA E RELAXE

A música é algo terapêutico, ou seja, cada estilo musical consegue mexer de alguma forma com os nossos sentidos. É através de uma melodia que descobrimos um universo novo, nos desvinculamos dos problemas do dia-a-dia para conquistar o relaxamento. Um dos estilos musicais que mais exerce influência sobre as pessoas é o clássico, as sinfonias exercem uma perfeita combinação de sons que são capazes de estimular a inteligência. Ouvir Rock é considerado uma das melhores formas de aliviar o estresse e as melodias com sons da natureza ajudam no processo de meditação. Uma pesquisa realizada na China mostrou que idosos têm mais facilidade de pegar no sono quando ouvem música, o despertar no dia seguinte também se torna mais agradável. Diante disso, não deixe de descansar ao som de uma boa música e relaxe.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

BUDA

O Buda representa a pessoa que despertou para o aspecto real da vida e do universo. Literalmente, "Buda" significa "iluminado". de Sakyamuni a Nitiren Daishonin, o budismo atravessou fronteiras, seguindo pelo Caminho da Seda. Muitos estudiosos desenvolveram teorias tendo como base o Sutra de Lótus. Entretanto somente Nitiren Daishonin viveu as profecias deixadas por sakyamuni de que dois mil anos após a sua morte nasceria um Buda que revelaria a realidade máxima da vida, descrita em seus ensinos.
Buda não é uma estátua, ou uma divindade, ou um ser extra-terreno. Buda é um estado de vida, o maior estado de vida, onde manifestá-lo nos enche de sabedoria, coragem e benevolência.

Obrigado ao meu amigo/cliente, de terapias corporais, por esse presente. Massoterapeuta Éverton rodrigues.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O DIA DO BLOG/CURIOSIDADE/MINHA SUGESTÕES


DIA: O Dia do Blog foi estabelecido de forma informal para o dia 31 de Agosto. É o dia internacional do Weblog, Blogue ou simplesmente Blog;


CURIOSIDADE: Esta data foi escolhida porque seus números 31/08 se assemelham com a palavra Blog, Foi estabelecido que durante esse dia, blogueiros de todo o mundo deverão colocar uma mensagem aos seus leitores, apontando para outros blogs que considerem interessantes. Assim seus leitores poderão descobrir novos blogs para serem lidos, divulgado os blogs pela internet;


MINHAS SUGESTÕES. Segue abaixo:

http://dilma13.blogspot.com/ - Blog da minha candidata, Dilma, a presidente da República do Brasil;

http://www.tarso13.com.br/ - Site do meu candidato a Governador, RS, Tarso Genro. Sei que não é blog, mas com certeza vale à dica;

http://julioquadros13.blogspot.com/ - Blog do meu candidato a Deputado Estadual, RS, Júlio Quadros;

http://emiliafernandes.com/site/ - Site com a trajetória da minha candidata à Deputada Federal, Emilia Fernandes, RS;

http://paulopaim.blogspot.com/ - Blog do meu candidato a Senador, Paulo Paim;

http://twitter.com/AbgailPereira - Sei que também não é blog, mas vai o twitter de minha outra candidata ao senado, Abgail Pereira. Não se esqueça que serão dois candidatos, por estado, ao senado na eleição 2010;

http://www.mesatau.blogspot.com/ - Blog muito interessante que traz informações curiosas e para o nosso conhecimento, vale essa dica para seguir ou visitar.

POEMA SUBVERSIVO

Agradeço aos que visitam o blog. Segue um poema interessante de reflexão para o momento eleitoral:

Companheiros e companheiras:
é longo o caminho que leva ao mar
e há que mostrar o itinerário
como há que depois conquistá-lo
erguida ante o vale, superaremos a montanha
o tempo gasto e o deus antigo que não pode ser homem
não vão conosco
a nova fé é nossa, como o dia de sol
como a rosa, o passáro de volta
nossa força os do outro lado já perceberam
e negociam uma solução
não, não há mais tempo para vender históra.
Como a fome, a rosa, o pássaro de volta
também a solução é nossa.

José Carlos Capinam.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

domingo, 15 de agosto de 2010

O CAMINHO ORIENTAL PARA A SAÚDE


"Reconhecerei toda doença como resultado das minhas transgressões contra as leis da saúde, e procurarei consertar o mal através da alimentação correta, comendo menos, jejuando, movimentando-me mais e pensando corretamente"(Yogananda).


De acordo com a filosofia antiga, a constituição básica do ser humano é determinada pelo seu Ki pré-natal, que é recebido no momento da concepção. Esse Ki, influxo constante de energia, armazenado na área do rim, nunca pode ser aumentado, só pode sofrer exaustão, por um estilo de vida imprudente, ou conservado, por um estilo de vida sensato. 
Qualquer abuso óbvio do corpo, como o consumo de drogas, noitadas praticadas com frequencia e ou excesso de trabalho durante muito tempo, promove seu esgotamento. Em mulheres, o Ki pre-natal sofre esgotamento pela gestação e pelo parto; nos homens, pela atividade sexual. É também o Ki que recebemos da terra, ao comer, e do céu, ao respirar.

RESPIRAÇÃO: É uma boa idéia praticar alguns exercícios respiratórios todos os dias, voltada para a parte baixa do abdômen, Hara. Sente-se de pernas cruzadas, ou ajoelhando-se. Posicione a mão esquerda em seu Hara, e sua mão direita sobre a esquerda. Inspire para o interior do Hara por 5 segundos, e em seguida expire do Hara por 5 segundos. Repita, imaginando seu Hara como uma esfera brilhante, onde ocorre um acumulo de Ki a cada respiração.
DIETA: A palavra chave da uma dieta saudavel é moderação. Mantenha um equilibrio entre os cinco sabores-doce, salgado, amargo, azedo e picante. Não precisa ser vegetariano, mas carne e peixe devem ser ingeridos ao minimo e equilibrados com cereais integrais e vegetais. Dietas com alimentos crus são otimas para a limpeza do sistema(um terço de sua dieta. E
vite sorvetes ou qualquer alimento oubebida que provenha diretamente da geladeira, porque o frio prejudica a capacidade das funções do baço e do estômago. Reduza os derivados do leite.
ESTIMULANTES E DROGAS: Café, chá, álcool e cigarros são todos drogas que nos ajudam a lidar com as pressões da vida, mas todos também agridem nosso corpo de formas diferentes.São danosas para a energia do rim, sobretudo o café, enquanto o álcool afeta o figado; e os cigarros, os pulmões. Nossa meta é a moderação, mas seria melhor cortar completamente seu comsumo. Tente cultivar a percepção do seu corpo e suas necessidades, em vez de impor regimes rigorosos que costumam levar a uma reação na direção oposta.
EXERCÍCIO: O exercício é fundamental. Para aumentar seu Ki, você precisa de um sistema oriental que trabalhe com a energia sutil: Hatha Yoga ou Tai Chi-que promovem o alongamento de todos os meridianos e regulam a respiração. Tornam seu corpo elástico e flexível. Também são uma forma de auto-shiatsu.
FATOR EMOCIONAL: Fatores emocionais ou psicológicos podem afetar sua saúde. No sistema oriental, preocupação, tristeza, medo, raiva e alegria demasiada são causas possíveis de doença.
PROTEGENDO SEU CORPO: Vento, frio, umidade e calor são fatores produtores da doença. É importante manter aquecidos o pescoço, os ombros e a região lombar.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

IMUNIDADE / INFECÇÕES

Nosso sistema imunológico é uma complexa rede de tecidos, órgãos, células e substâncias que protegem o nosso corpo de infecções e doenças.
Nosso corpo está constantemente sob ataque de milhões de microorganismos, incluindo bactérias, vírus e fungos. Alguns até são benéficos para o organismo e por isso bem-vindos. No entanto, os outros que causam infecções não são. A melhor defesa contra eles é ter um sistema imunológico forte. A capacidade do seu organismo de lutar contra esses invasores é que vai determinar se você vai desenvolver a infecção, apresentando os sintomas relacionados, ou não.
Se você fica doente com facilidade, grandes são as chances de você estar com a imunidade baixa. Os sintomas de um sistema imunológico enfraquecido são gripes freqüentes, infecções parasitárias recorrentes e pequenas infecções que se tornam mais sérias. Os sintomas mais comuns de uma infecção são calor, vermelhidão, inchaço, odor desagradável e dor ao tocar. Em casos mais graves os sintomas podem ser febre, calafrios, náuseas, vômito, diarréia e cansaço.

Dieta e Estilo de Vida



    • Estudos sugerem que dietas com alta quantidade de açúcares interferem na capacidade das células brancas do sangue de destruir bactérias. Pesquisas mostraram que o sistema imunológico é prejudicado em dietas com grande quantidade de sacarose (ex: açúcar refinado);
    • O consumo de álcool interfere em várias respostas imunológicas. O efeito imunossupressor do álcool pode estar ligado a certas infecções e até algumas formas de câncer. No entanto, o consumo moderado de álcool não apresentou risco em algumas pesquisas;
    • A ingestão excessiva de gorduras reduz a atividade das células protetoras e prejudica a resposta imunológica. No entanto, alguns tipos de gorduras podem ser neutras ou até benéficas, como, por exemplo, as gorduras monoinsaturadas presentes no azeite.
    • Magreza excessiva e obesidade estão associadas a um sistema imunológico debilitado. A obesidade parece aumentar o risco de infecções. No entanto, esse efeito parece não ocorrer quando a obesidade é pequena. Uma dieta com restrição severa de calorias prejudica o sistema imunológico. Os efeitos negativos da obesidade no sistema imunológico parecem ser anulados se a pessoa pratica exercícios físicos regulares.
    • Exercícios físicos moderados e regulares fortalecem o sistema imunológico. Eles aumentam a atividade das células protetoras. No entanto, exercícios muito intensos e prolongados como maratonas podem em curto prazo aumentar o risco de infecções.
    • O estresse pode debilitar o sistema imunológico e, assim, aumentar as chances de infecções. Lidar adequadamente com o estresse é muito importante.

    domingo, 8 de agosto de 2010

    YIN & YANG & SUA LOGOSOFIA

    ... uma nova forma de sentir e conceber a vida.

    Segundo a filosofia chinesa o yin yang é a representação do positivo e do negativo, sendo o princípio da dualidade, onde o positivo não vive sem o negativo e vice e versa. O criador desse conceito foi I Ching, ele descobriu que as formas de energias existentes possuem dois pólos e identificou-o como Yin e Yang. O Yin representa a escuridão, o princípio passivo, feminino, frio e noturno. Já o Yang representa a luz, o princípio ativo, masculino, quente e claro. Além disso, também são indicados como o Tigre e o Dragão, representando lados opostos. Quanto mais Yin você possuir, menos Yang terá e, quanto mais Yang possuir menos Yin você terá. Essa filosofia diz que para termos corpo e mente saudável é preciso estar em equilíbrio entre o Yin e o Yang. Há sete leis e doze teoremas da combinação das energias 

    Yin e Yang. As leis são:
    1. Todo o universo é constituído de diferentes manifestações da unidade infinita; 
    2. Tudo se encontra em constantes transformações; 
    3. Todas as contrariedades são complementares; 
    4. Não há duas coisas absolutamente iguais; 
    5. Tudo possui frente e verso; 
    6. A frente e o verso são proporcionalmente do mesmo tamanho; 
    7. Tudo tem um começo e um fim. 


    Os teoremas são:
    1. Yin e Yang são duas extremidades de pura expansão infinita: ambas se apresentam no momento em que a expansão atinge o ponto geométrico da separação, ou seja, quando a energia se divide em dois;
    2. Yin e Yang originam-se continuamente da pura expansão infinita; 
    3. Yang tende a se afastar do centro; Yin tende a ir para o centro; E ambos produzem energia; 
    4. Yin atrai Yang e Yang atrai Yin; Yin repele Yin e Yang repele Yang; 
    5. Quando potencializados, Yin gera o Yang e Yang gera o Yin; 
    6. A força de repulsão e atração de todas as coisas é proporcional à diferença entre os seus componentes Yin e Yang; 
    7. Todos os fenômenos têm por origem a combinação entre Yin e Yang em várias proporções; 
    8. Os fenômenos são passageiros por causa das constantes oscilações das agregações dos componentes Yin e Yang;
    9. Tudo tem polaridade; 
    10. Não há nada neutro; 
    11. Grande Yin atrai pequeno Yin; o grande Yang atrai o pequeno Yang; 
    12. Todas as solidificações físicas são Yin no centro e Yang na periferia. 

    O Yin e o Yang são representados pela figura abaixo:
    O lado negro é o Yin e o branco o Yang; o pequeno círculo branco no lado negro significa que o Yin possui o Yang e, o círculo que o lado branco possui significa que Yang possui Yin.


    Por: BRASIL ESCOLA.

    PINDAS CHINESAS

    ... São saquinhos de linho, que no seu interior contém ervas aromáticas e sal marinho.
    Pouco se sabem sobre as pindas, ainda não encontramos uma bibliografia que nos fala sobre essa técnica milenar, que nos foi legada, e que no decorrer do tempo foi esquecida. Hoje em dia é moda falar das pindas chinesas, mas a maioria das pessoas ainda não sabem como manuseá-la.
    Na verdade não existe apenas as pindas chinesas, existem outros tipo de pindas que foram resgatadas principalmente pela medicina Ayurveda. Falaremos um pouco de cada uma delas e principalmente das pindas chinesas.

    Quais são as ervas aromáticas que existem dento das pindas chinesas?

    Lavanda: erva medicinal para acalmar pessoas estressadas, no emocional trabalha a insônia e estados nervosos, é altamente hidratante, atua como cicatrizante e regenerado celular.
    Camomila: erva medicinal que trabalha principalmente dores musculares, queimadura, ajuda a regular o aparelho digestivo, trabalha a impulsividade, é calmante e principalmente poucas pessoas sabem, mas a camomila é altamente bactericida.
    Jasmim: esta erva tem como um dos seus maiores benefícios trabalhar a ronquidão peitoral, principalmente pessoas gripadas ou com bronquite, auxilia nas dores do parto, alivia cólicas, no emocional podemos trabalhar depressão, nervosismo e perturbações.
    Flor de laranjeira: também conhecido como néroli, tem como sua principal função desintoxicação, diarréia e cãibras, no emocional trabalhamos a depressão, apatia, fobia, estresse, medo e tenção. Dentro da estética podemos contar com os óleos essenciais cítricos que nos ajudam muito na desintoxicação, queima de gordura localizada e nos auxilia na prevenção de celulite.
    Capim Limão: Erva medicinal que é muito utilizada para enxaqueca, é relaxante, trabalha pessoas que tem dificuldade de concentração, esgotamento mental.
    Canela: anti-séptico, artrite, reumatismo, tônico cardíaco, e trabalha a circulação do sangue no corpo, é estimulante mental e antidepressivo.
    Alecrim: dores de cabeça, dores musculares, cansaço mental, ótimo para trabalhar dermatite seborréica.
    Artemísia: erva medicinal que tem o poder de aliviar cólicas menstruais e dores abdominais.
    Eucalipto: Trabalha principalmente o sistema respiratório, é anti-séptico, estimula a concentração, limpa a mente e conseguimos fazer trabalhos relacionados com a obesidade.
    Sal marinho: é indicado principalmente para tratamentos de flacidez e celulite na estética, fazendo a talassoterapia. No caso das pindas utilizamos pelo fato do sal ser um elemento condutor de calor para aliviar does musculares, fadiga para recuperarmos a vitalidade da pessoa em tratamento.
    Essas são as principais ervas que contém dentro de uma pinda chinesa, essa terapia constitui uma forma saudável e natural para equilibrarmos o sistema respiratório, mas não poderemos esquecer do relaxamento profundo que nos proporciona.

    Fortificar o Yang enfraquecido – pessoas desanimadas, deprimidas, gripadas, com renite, bronquite, são pessoas que estão em desequilíbrio, na verdade o Yin esta prevalecendo e a tornando mais úmida, por esse motivo as pindas chinesas tem um trabalho maravilho, para fortificar o Yang enfraquecido, expelir o frio e a umidade e aumentar a energia defensiva.
    Como todas as outras terapias também temos contra indicações:Cistite na fase aguda, gravidez, infecções agudas, ferimentos na pele e câncer.
    Por: BELEZAIN.COM.BR