MASSOTERAPEUTA ÉVERTON RODRIGUES















sexta-feira, 14 de maio de 2010

CÃIMBRA

Quem nunca parou de repente e gritou: Câimbra! Câimbra! Câimbra! Essa sensação dolorosa é, na verdade, uma contração muscular que acontece independentemente de nossa vontade. A câimbra não dura por muito tempo e geralmente ocorre à noite. Por que será?
As câimbras ocorrem, geralmente, durante a noite, após um dia de intensa atividade física. Mas elas podem acontecer também durante o dia, no meio de uma atividade física ou em momentos de relaxamento. A câimbra comum é como um apertão dado de repente, que contrai o músculo causando dor. Ela pode durar de poucos segundos a alguns minutos. As contrações noturnas costumam atacar mais os músculos do tornozelo, do pé e da panturrilha (ou batata da perna, como é mais conhecida).
Existem maneiras de melhorar a dor que sentimos no músculo com câimbra. Experimente massageá-lo e esticá-lo com força, assim a contração cede e você se sentirá aliviado. No entanto, o músculo pode permanecer dolorido e sujeito a outras câimbras. Neste caso, repita o procedimento e agüente firme!

Para a cãibra não incomodar

É mais ou menos assim que a gestante descreve a cãibra - uma contração muscular intensa. Geralmente ela se manifesta à noite. A razão disso é que nesse período o corpo relaxa e os músculos passam para uma posição de repouso. Como em alguns casos o relaxamento não é total, os músculos acabam se contraindo. "A principal causa da cãibra é a deficiência de potássio, mineral encontrado em vários alimentos fáceis de introduzir na dieta, como a banana", diz a nutricionista Roberta Vilhena. A crise de cãibra é passageira e não há muito que fazer - apenas alongar o músculo contraído. Nesse caso, vale aumentar o aporte de potássio, para evitar as fisgadas, e seguir algumas recomendações:
Mantenha uma atividade física regular desde o início da gestação.
Quando for deitar, procure uma posição confortável para sentir toda a musculatura relaxada.
Beba muito líquido, principalmente água, que ajuda a manter os níveis de potássio do corpo.

Alimentos liberados

Alimentos ricos em sódio pioram as cãibras. Portanto, evite sal de cozinha, caldo de carne, temperos prontos, sopa em pacote, embutidos, defumados e enlatados. Tomate, mamão, banana são os campeões de potássio.
Fontes de cálcio (queijo, iogurte, leite, ostras, brócolis, couve e repolho) também inibem as cãibras.
O magnésio é outro mineral que combate as cãibras.
As melhores fontes são: hortaliças, castanha-do-pará, couve, espinafre e gérmen de trigo.

Cãibra: o mito da banana

A inclusão da banana, rica em potássio, na dieta habitual dos adultos e idosos normalmente é recomendada pelos especialistas. Uma banana média fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. Cada banana contém cerca de 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em energia. E por isso, um dos alimentos favoritos dos atletas, que a consideram um anabolizante natural. Mas a preferência dos atletas por bananas para combater as cãibras, dolorosas contrações involuntárias dos músculos, não é verdadeira. A banana por ter grande quantidade de potássio não alivia as cãibras, na verdade o sódio é responsável pelo desequilíbrio químico no músculo gerando as famosas cãibras.
Consumir bebidas esportivas que contêm uma quantidade adequada de sódio também é uma maneira sutil de repor o sódio. Ex.: Gatorade contém 90 mg de sódio por 200 ml, a mesma quantidade de sódio em um copo de leite ou fatia de pão. Esta é uma quantidade que ajuda a repor o sódio perdido.

Previna as cãibras antes que elas comecem, segue abaixo algumas recomendações:

1. Beba líquidos antes, durante e depois da sua sessão de exercícios;
2. Tente repor os níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados ou transpiração abundante com uma bebida isotônica;
3. Realize uma reposição nutricional adequada (particularmente para o sal) e descanse os músculos após um treino intenso.

Quando as cãibras aparecerem você pode tomar algumas medidas como:

1. Alongar. Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos.
2. Massageie a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área.
3. Estimule a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora.

Como vemos você pode continuar comendo bananas, principalmente para repor os carboidratos e eletrólitos perdidos, mas exagerar na ingestão para solucionar problemas com cãibras na verdade pode provocar um desconforto estomacal.
Fonte: (por Aulus Sellmer/texto adaptado para o resumo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário