MASSOTERAPEUTA ÉVERTON RODRIGUES















quarta-feira, 19 de maio de 2010

DICAS ÚTEIS DO DIA-A-DIA: MASSAGEM FACIAL

Massagem Facial em 9 tempos
A mensagem facial é a arte de embelezar e beneficiar os tecidos mediante movimentos tradicionais feitos com creme apropriado.
Embora muita gente não dê a devida importância a esta técnica, já foi comprovado cientificamente que o constante revigoramento dos tecidos mantém a epiderme livre de manchas, cravos, espinhas, rugas e outras imperfeições, tornando-a mais resistente ao vento e pó, e, mais saudável e bela. A massagem facial mantém a pele sempre macia e bonita, irradiando saúde, higiene e juventude. É indicada para pessoas de todas as idades.
Pontos básicos da massagem:
A massagem para o rosto compreende oito pontos básicos: queixo, nariz e boca, olhos, maças, pescoço, testa, faces, têmporas.
Vejamos agora o movimento que deverá ser adotado corretamente para cada parte bem como os cuidados preliminares para o bom resultado do método.
Quer você tenha cabelos curtos, médios ou compridos, é mais aconselhável prendê-los para trás ou no alto da cabeça e passar um lenço, toca ou fita larga, de modo que o rosto fique completamente livre. A higienização facial feita antes com loção de limpeza, contribui com a proposta.
Espalhe um pouco de creme indicado para a massagem facial por todo o rosto e faça os seguintes movimentos:

1 - QUEIXO - Apóie as duas mãos no queixo e faça movimentos suaves até atingir as orelhas e sua parte posterior (pré-auricular).
2 - BOCA E NARIZ - Com as pontas dos dedos esfregue as laterais do nariz e toda a volta da boca, alternando em pequenos movimentos circulares ora para baixo e para cima.
3 - MAÇÃS DO ROSTO - Belisque suavemente as maças do rosto e a parte central da face, intercalando movimentos rotatórios com as pontas dos dedos até sentir a pele ligeiramente avermelhada com o aumento da circulação sanguínea.
4 - OLHOS - Com apenas três dedos unidos faça massagens muito suaves, muito brandas ao redor dos olhos, procurando "puxá-los" para fora, em direção às têmporas. Note que só a parte de baixo dos olhos é que ficará sujeita a esta massagem. Nos cantos dos olhos o massageamento deve ser muito suave.
5 - TESTA - A massagem da testa é relativamente fácil. Basta unir dois ou três dedos e fazer movimentos circulares no sentido horizontal e depois no sentido vertical.
6 - PESCOÇO - Posicione uma das mãos atrás do pescoço, puxando a pele com os dedos, e com a outra mão - quatro dedos unidos - massageie em movimentos circulares suaves, ligeiramente mais intensos para cima e mais fracos para baixo.
7 - TÊMPORAS - Esta massagem nas têmporas visa prevenir linhas de expressão. Com o dedo indicador e o médio formando um V procure "esticar" a pele das têmporas, massageando com a ponta de dois dedos em movimentos suaves circulares.
8 - PÁLPEBRAS - Eis uma parte delicadíssima do rosto. Apenas com os dedos médios passe o creme sobre as pálpebras, deixando os olhos fechados e fazendo movimentos muito brandos em sentido horizontal.
9 – ORELHAS – faça voltas atrás e na frente das orelhas e pressione com dois dedos cada parte dela, isso causará uma sensação agradável de relaxamento.
Ao final, o excesso de creme poderá ser removido delicadamente com algodão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário