MASSOTERAPEUTA ÉVERTON RODRIGUES















terça-feira, 11 de maio de 2010

DICA: MASSAGEM EM SI MESMO

A dica de hoje é a massagem nos pés, feita em si mesmo.

Sem dúvida, a massagem é mais interessante se houver o profissional massoterapeuta. Mas nem sempre isso é possível. Por isso, segue uma dica para massagem nos pés:
Antes do início da massagem, relaxe os músculos dos pés aquecendo-os com uma compressa quente, ou se preferir, deixe seus pés em um recipiente com água morna, durante 10 a 15 minutos.
Agora, você está pronto para começar a massagem. Apóie um pé sobre o joelho da outra perna e vire a sola para você. Espalhe creme hidratante na sola ou nas mãos. Usando os polegares, massageie as solas em movimentos circulares e profundos. Comece na região logo atrás dos dedos e siga em direção ao calcanhar. Concentre-se em áreas pequenas. Quando tiver terminado a sola, vire o pé e massageie o peito, ainda usando os polegares. Novamente, trabalhe em pequenas áreas e massageie todo o peito do pé. Após siga para os dedos e puxe cada um deles, lentamente, torcendo suavemente suas laterais, trabalhando da base do dedo para fora e mexa-o para trás e para frente. Em seguida, repita o mesmo procedimento no outro pé.
Embora a rotina acima proporcione uma boa massagem, aqui vão outras dicas que aumentarão ainda mais a circulação dos seus pés: 1 - aperte toda a lateral externa do pé; 2 - bata levemente nas solas com as costas da mão ou com a mão fechada; 3 - faça isso ao longo da sola; 4 - use as duas mãos para virar o pé em direções contrárias, torcendo-o como se fosse uma esponja; 5 - se algum lugar do pé estiver tenso e doer, em vez de massageá-lo, apenas pressione firme no local com os polegares, mantendo a pressão por alguns segundos, com algumas repetições.
Você pode usar um creme que contenha princípio ativo próprio para aliviar as dores, durante a massagem. Se a dor persistir, procure um especialista na área e nunca tome medicação sem orientação médica.

Fonte: saude.hsw.uol.com.br (texto adaptado para o resumo). 

3 comentários:

  1. Ta muito bom o blog to gostando cada vez mais... Super bacana essas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa dica, vou usar muito, sempre tenho muitas dores nos pés... continua assim... vamos divulgar o blog... massagem é saúde...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa Everton!!
    O blog tá show!!
    Nádia

    ResponderExcluir